Resenha - Balalaicas e Mandolinas (Vivien Lando)

quarta-feira, 20 de março de 2013



Em meados de 2008 eu ganhei esse livro de aniversário, e me demorei um pouco a lê-lo. Mas quando o fiz, encontrei bem mais do que páginas escritas...

Sinopse - Balalaicas e Mandolinas - Vivien Lando

Balalaicas e Mandolinas traz uma Moscou vista de dentro, por dentro e sem anestesia. Mas com humor e amor - ingredientes indispensáveis para se viver na Rússia e se falar dela.



Vivien Lando, jornalista e diretora de ópera, morou em Moscou de 1989 a 1995 e oferece ao leitor um livro quase filme no qual é possível visualizar a mesma Moscou que ela viu e onde viveu no período mais conturbado dessa eterna transição em que vivem os russos.

Num texto sedutor, Vivien Lando revela um pouco desse misterioso jeitinho moscovita de ser.


Na minha opinião...

...ler as desventuras da Vivien em Moscou é sensacional (mais para o leitor, pois para ela não deve ter sido nada legal rsrs). A descrição que ela faz da Rússia pós-democratização, mostrando ainda as problemáticas de um país que passara por tanto tempo fechado dentro de sua economia (por exemplo, os antiquados automóveis produzidos na Rússia sem muito do conforto e tecnologia dos automóveis americanos, por exemplo) e o próprio modo de vida russo (a forma mafiosa de lidar de alguns personagens, o 'culto' à vodka, etc.). 
Foi uma grande experiência de leitura. Indico a todos!


0 comentários:

 
Loucamente Louca Mente © 2014 | Designer - Thiago Fernandes - JF Desing