[RESENHA] HISTÓRIAS EXTRAORDINÁRIAS (Edgar Allan Poe)

sábado, 5 de outubro de 2013



Edgar Allan Poe foi e continuará para sempre marcado como um dos grandes contistas de histórias de terror. E nesse apanhado de contos, o autor americano nos envolve com o soturno misticismo e o marcante clima de mistério que o fez famoso dentre os escritores do gênero.  

Olá amigos!!!!

Hoje trazemos para vocês um pouco de Edgar Allan Poe, autor americano que ficou muito conhecido por seus contos de terror. Ícone no gênero, Poe se fez inspiração para muitos outros escritores, como Stephen King e H. P. Lovecraft, dentre muitos outros. 

Edgar Allan Poe nasceu em Boston no ano de 1809 e faleceu em Baltimore 40 anos mais tarde. Embora tenha ficado mais conhecido por seus contos em prosa, uma de suas obras mais cultuadas é na verdade um conto em formato de poema. The Raven (1845). Dentre os fatos "incomuns" que aconteceram na vida de Poe está seu casamento com Virginia Clemm, sua prima de 13 anos.

Uma linda noite para escrever contos...

Histórias Extraordinárias é uma das muitas coletâneas de contos de Poe. Na verdade, não sei dizer ao certo se todas as versões dessa edição possuem os mesmos contos. A minha versão (da Martin Claret) possui sete contos, dos quais eu listo com um pequeno resumo de cada um:

  • História 1 - O gato preto (1843) - A história fala de um homem cuja paixão por animais é enorme, mas que aos poucos é tomado pelo álcool, passando assim a ter aversão por eles, principalmente por Plutão, seu gato preto. Em um ato desesperado, ele mata o gato enforcado na tentativa de resolver seus problemas para com ele, o que não ocorre dessa forma. 
  • História 2 - Manuscrito encontrado numa garrafa (1833) - Poe é o narrador anônimo que conta a sua terrível experiência a bordo de um navio apanhado por uma gigantesca tempestade. Apenas o ele e outro homem (o capitão da embarcação) sobrevivem a esse primeiro choque, mas o navio, à deriva, é levado pelas correntes marítimas para os mares do sul. Mais tarde, o navio é tragado por um misterioso redemoinho e se choca com uma embarcação muitas vezes maior onde a tripulação parece viver em outra dimensão do tempo. Obs.: esse conto rendeu a E. A. Poe seu primeiro prêmio como escritor: 50 dólares, provindos do "Baltimore Saturday Visitor".
  • História 3 - Os crimes da rua Morgue (1841) - Esse conto nos fala da história de dois brutais assassinatos de mulheres na Rua Morgue, em Paris, casos que parecem insolúveis até que o detetive C. Auguste Dupin assume o caso e, usando sua estupenda inteligência, desvenda esse grande mistério. Obs.: O agente Dupin aparece em outros dois contos: O mistério de Marie Rogêt (1842) e A carta roubada (1844)
  • História 4 - A carta roubada (1844) - O comissário da polícia pede ajuda o agente Dupin para resolver um caso que considera muito simples, mas vem se tornando esquisito: encontrar uma carta.

Plutão não parece ter gostado muito da ideia de 
ter sido enforcado...  

  • História 5 - O poço e o pêndulo (1842) - Preso em uma sala escura, um homem é atormentado por um pêndulo afiado que a cada minuto fica mais próximo de seu corpo. É um conto bastante perturbador, pois prende ao leitor e o faz se sentir a angústia do personagem. 
  • História 6 - O escaravelho de ouro (1843) - Após encontrar um escaravelho um tanto incomum, dois amigos descobrem que ele guarda um imenso e brilhante segredo. Esse conto, assim como "Os crimes na rua Morgue" e "A carta roubada" são exemplos de obras de Poe cuja criação é mais voltada à investigação policial, deixando um pouco de lado o terror que tanto o caracteriza, mostrando assim toda a sua versatilidade.
  • História 7 - A queda da casa de Usher (1839) - Aí temos um clássico! Nesse conto, um homem (o narrador) é convidado por um amigo de infância a visitá-lo, pois este se encontrava enfermo. Chegando na casa, descobre-se que essa doença está também ligada à da irmã desse homem e que, pouco tempo depois, vem a falecer. Mas, como nada é comum nos contos de Poe, algo dá errado, e o erro deles volta para assombrá-los. É um conto perfeito (para mim só perde para "O gato preto"), e também um dos mais conhecidos do autor, tendo servido de inspiração para diversas versões cinematográficas. 

Um amigo de infância está para morrer? Eu faço parte de um
 conto de E. A. Poe? Claaaaaaro que eu vou lhe fazer 
uma visitinha, caro confrade...

Na minha opinião...

Edgar Allan Poe é um gênio da literatura. É impossível ler apenas um conto dele e se dar por satisfeito; você acaba tendo vontade de buscar outros, mais e mais. E como seus escritos são contos, acabam estando dispostos em diversos livros de coletâneas, nos mais diferentes formatos e preços. 

Com relação a esses formatos, eu gosto bastante do trabalho do pessoal da Martin Claret, tanto a nível de tradução quanto de diagramação e disposição do conteúdo nas páginas. O formato de bolso é ideal para quem, como eu, acaba utilizando muito ônibus para ir ao trabalho dada a sua facilidade de transporte. Um ponto negativo é por conta da incógnita que fica sobre o título do livro - afinal, como disse anteriormente, várias versões para esse título e com um número variável de contos foi por mim encontrado na internet, o que não afeta em nada na experiência de ler os contos já que estes estão dispostos integralmente. 

E ai, vocês gostam de Edgar Allan Poe? Gostaram da resenha dos contos? Deixe-nos um comentário dizendo qual seu conto favorito, ou por quê não gosta das obras macabras dele!!!!

P.S.: A Tatiana Feltrin do blog "Tiny Little Things" resenhou no seu canal do youtube "O Retrato Oval", também do Poe. Se desejarem ver, basta clicar aqui.


0 comentários:

 
Loucamente Louca Mente © 2014 | Designer - Thiago Fernandes - JF Desing