Resenha - O Jogador (F. Dostoiévski)

domingo, 10 de março de 2013




Uma comitiva viaja pela Europa. Uma rica senhora russa. Um coronel apaixonado, porém, atolado em dívidas. Um amor que beira a loucura e que rompe a barreira da submissão... a sorte está no girar da roleta.

A trama do livro "O Jogador" trás uma história cheia de reviravoltas. Herdeiro de sua tia, uma rica senhora da Rússia, um general viaja pela Europa com uma comitiva dos quais entre eles estão Alieksei Ivanovich, um professor particular, e Paulina Alexandrovna, uma misteriosa mulher, enteada do general. Há ainda Des Grieux, um marquês francês a quem o general lhe deve muito dinheiro, a noiva do general, Ms. Blanche, e sua mãe, Ms. viouve de Comminges. Esperava-se que Antonia Vasilievna, tia do general, morresse a qualquer instante e, assim, o general herdaria todas as suas posses, podendo por fim a sua dívida contraída com Des Grieux e enfim, casar-se. Porém, com a chegada de sua tia em pessoa a própria cidade onde estavam põe todos os seus planos por água abaixo... e essa é apenas uma das reviravoltas contadas no livro...


Na minha opinião...
... o livro me mostrou o real potencial do autor russo. Os personagens muito bem trabalhados, aliados a ótima descrição das cenas e, principalmente o desembrulhar da estória ao longo da obra prende o leitor e o atrai para a armadilha criada pelo autor, brindando-nos com um final grandioso. O ritmo da narrativa pode ser um entrave para leitores menos pacientes, mas essa é sem dúvida uma obra que merece ser destacada. 

0 comentários:

 
Loucamente Louca Mente © 2014 | Designer - Thiago Fernandes - JF Desing