[Resenha] O Oceano no fim do caminho (Neil Gaiman)

segunda-feira, 19 de agosto de 2013




"E não era mar. Era oceano. 
O oceano de Lettie Hempstock. 
Lembrei-me disso e, ao lembrar, lembrei-me de tudo"

Saudações amigos acompanhantes do blog! E bem-vindo (a) se esta é sua primeira visita!

Já fazia um certo tempo que eu não postava nada. Na verdade, já faz também um certo tempo que eu me prometi voltar às postagens, mas graças a um mundo de infortúnios, meus planos sempre acabaram sendo adiados. Pelo menos até hoje =D.


E para reiniciar com "pé direito' (ou "mão direita" já que estou escrevendo... ou "olho direito", já que você está lendo... enfim, para reiniciar bem), eis que deixo minhas impressões sobre "O Oceano no Fim do Caminho", mais recente livro do meu autor/roteirista favorito, Neil Gaiman. 
Gaiman é inglês de Portchester, e possui atualmente 52 anos. É autor de grandes sucessos literários como Deuses Americanos e Filhos de Anazi, mas ficou conhecido mesmo por seu trabalho no que eu julgo o maior universo hq já criado: o mundo e as mitologias de Sandman. Postagens em outras ocasiões sobre essas obras serão feitas.
Em "O Oceano no Fim do Caminho", Gaiman (em um clima autobiográfico) conta a história de um homem que, certa vez, possuiu uma amiguinha que lhe dissera haver em seu quintal um oceano. O homem, uma então criança de 7 anos, era marcado por sua timidez, preferindo se manter oculto no mundo dos livros que lia. Além disso, a morte de um homem que morava em sua casa fez com que ele acabasse tendo que enfrentar medos até então desconhecidos, e apenas sua amizade com a jovem Lettie Hempstock poderia ajudá-lo a vencer esses obstáculos. 

A minha opinião sobre o livro...
"O Oceano no Fim do Caminho" é um livro altamente comovente, diferente de tudo o que o autor inglês houvera escrito até então. Gaiman consegue passar ao leitor, por meio de coisas tão simples como o fato de como o pai do garoto prepara as torradas para o café da manhã, uma aura de delicadeza inimaginável, como se a qualquer instante tudo aquilo pudesse se romper. É impossível não se envolver com a história, até por que esta é baseada na própria infância do autor. 
Enfim, é um livro que deve ser lido e relido. 
Sobre a edição nacional, a Editora Intrínseca nos proporcionou uma obra muito bem apresentada. A tradução (ok, não li a versão original, mas existem livros que só de ler o traduzido você sabe quando o trabalho de tradução não foi bem feito, vide a edição nacional do romance "Neuromancer") me pareceu bem correta, e o preço bem acessível (vi em livrarias algo em torno de 20 a 25 reais). 

E você, já conhecia Neil Gaiman? Leu seu último livro? Deixe sua opinião nos comentários ou em nossa página do facebook!!!

Grande abraço a todos!!!! 

0 comentários:

 
Loucamente Louca Mente © 2014 | Designer - Thiago Fernandes - JF Desing