[TRIBUTO] GRANDE PROFESSOR J.R.R. TOLKIEN

segunda-feira, 2 de setembro de 2013



"Um dos alunos deixou uma das páginas em branco – possivelmente a melhor coisa que poderia ocorrer a um examinador – e eu escrevi nela: Em um buraco no chão vivia um hobbit, não sabia e não sei por quê."

Eu nem sempre fui tão fã de literatura. Eu não tinha problemas em ler os livros da escola ou coisa do tipo, mas também não me instigava a buscar conhecer autores ou livros. Por sua vez, quando eu tinha por volta de 15 anos, passei a jogar RPG com alguns amigos e, por meio desse hobby, o meu gosto por literatura mudou drasticamente. Eu havia entrado em contato com o mundo de "O Senhor dos Anéis". 


John Ronald Reuel Tolkien, ou apenas J. R. R. Tolkien foi pioneiro não apenas na maneira do contar histórias, mas também em como formulá-las. Foi ainda criador de inúmeros alfabetos, como o élfico. Mas foi por "O Senhor dos Anéis", escrito entre os anos de 1937 e 1949 (durante a Segunda Guerra Mundial) que o autor alcançou o que muitos críticos chamam de "a história perfeita". Tal história coroou ao diretor Peter Jackson ao adaptá-la ao cinema, sendo sua terceira parte, "O Retorno do Rei" (New Line, 2003), um dos maiores vencedores de todos os tempos da entrega do Oscar. Outra história de Tolkien chegou recentemente as telas; "O Hobbit" (Warner, 2012) narra aventuras anteriores aos acontecidos em "O Senhor dos Anéis", e também será uma trilogia - marcadas para chegar às telonas no mês de Dezembro dos anos de 2013 e 2014.


"O Senhos dos Anéis - A Sociedade do Anel", o primeiro da trilogia, chegou as telas em 2001


Tolkien deixou um legado que é reconhecidamente dos mais espetaculares: sua obra já fora traduzida para mais de 30 idiomas, tendo vendido mais de 200 milhões de cópias de seus livros por todo o mundo. É muito provável que por conta do seu trabalho que hoje tenhamos tantos outros autores que apostam na fantasia medieval, como Bernard Cornwell (As Crônicas de Arthur) e G. R. R. Martin (Crônicas do Gelo e do Fogo), dentre outros inúmeros. 

Portanto, fica aqui a homenagem do Loucamente Louca Mente a esse gênio que nos apresentou bem mais que um mundo: uma Terra-Média.  

0 comentários:

 
Loucamente Louca Mente © 2014 | Designer - Thiago Fernandes - JF Desing