[RESENHA] LUGAR NENHUM (Neil Gaiman)

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

"- Meu jovem, você precisa entender uma coisa. Existem duas Londres: a Londres de Cima – onde você morava – e a Londres de Baixo, o Submundo, habitada pelas pessoas que caíram pelas fissuras do mundo. Agora você é uma delas. Tenha uma boa noite.”

Olá amigos do Loucamente Louca Mente!!!! 

É natal!! A época que mais acho legal do ano. Na verdade, eu gosto de toda essa semana final do ano velho que servem como preparativos para o ano novo. E bem, para mim, esse ano foi bem legal! Afinal de contas, consegui (enfim!!!) manter um blog por mais de três meses, e posso garantir que o Loucamente Louca Mente se manterá ativo por muito tempo. 

E para a última resenha de livro desse ano, eu trago a todos um pouco da magia de "Lugar Nenhum", obra do meu escritor da atualidade favorito (o segundo de todos os tempos, sendo superado apenas pelo professor Tolkien): Neil Gaiman! Já falamos bastante do pai de Sandman por aqui - contando um pouco da história dele, resenhando o seu mais recente livro e de um dos hqs mais legais que já li até hoje - , mas como a resenha de "O Oceano no Fim do Caminho" foi a primeira feita quando eu comecei a divulgar o blog (em meados de agosto desse ano), decidi terminar o ano com ele também.

Tomara que o senhor não me processe por fazer tanto uso de seu nome, sr. Gaiman...

Pois bem, "Lugar Nenhum" é o segundo livro escrito por Neil Gaiman e  possui a peculiaridade de ter sido inicialmente uma série de TV, lançada pela BBC de Londres. A série foi um grande sucesso de audiência e, por conta disso, a BBC Books e Neil Gaiman decidiram (para a nossa alegria) lançá-la em forma de romance. No Brasil, a obra foi lançada pela Editora Conrad em 2007, tendo sua segunda edição lançada em 2010. Em março desse ano, "Lugar Nenhum" ganhou uma adaptação para rádio que conta com nada mais nada menos que Benedict Cumberbatch ("Smaug", de O Hobbit), James McAvoy (o Professor Xavier de X-Men: Primeira Classe), Natalie Dormer (a Anne Boleyn em The Tudors e atualmente a Margaery Tyrell na série Game of Thrones), Sophie Okonedo (que foi a voz da protagonista da minissérie Doctor Who: Scream of the Shalka) e David Harewood (o David Estes de Homeland).

Indo atrás de ouvir isso em 3, 2, 1...

O livro trata da história de Richard Mayhew, um jovem escocês que busca, através do êxodo para a cidade de Londres, melhorar de vida. Ele até conseguiu: uma bela noiva - Jessica - , um emprego bastante promissor e que lhe conferia um excelente salário... mas algo lhe faltava, e  isso, inconscientemente,  o incomodava. 

Uma noite, porém, enquanto caminhava com sua noiva pelas ruas de Londres, uma garota ferida chama a sua atenção. Curiosamente apenas ele parecia vê-la e, sem muito pensar, partiu em auxílio daquela dama misteriosa, sem saber o que lhe iria acontecer em seguida. Ao direcionar sua atenção para aquela personagem anônima, Richard deixara de existir, pelo menos na Londres convencional; afinal de contas, nessa estória existe uma outra – a Londres de Baixo. Uma cidade dentro da própria cidade. Constituída de restos da Londres de Cima, a Londres de Baixo possuía suas estações de metrô abandonadas, esgotos, monstros, monges, assassinos, nobres e decaídos (pessoas que, como Richard, também haviam deixado de existir para a Londres de cima). E é para essa Londres de Baixo que Richard vai.

E nessa Londres de Baixo, Richard conhece Door, a jovem ferida, capaz de abrir qualquer porta que exista, Hunter, a melhor caçadora da cidade, o Marquês de Carabás, dentre outros. Door descobre que seus pais foram mortos e, jundo a Richard e aos demais citados, partem em busca de descobrir o que lhes aconteceu, enquanto fogem de misteriosos perseguidores que pretendem escravizá-la.

Door, por "Pika-la-Cynique"

Na minha opinião...
Que história! A fluidez com a qual Neil Gaiman trabalha os diálogos, a narrativa dos cenários... a sensação é quase a mesma de se ler um quadrinho por ele escrito. Os personagens são extremamente cativantes, a ideia de toda a fantasia existente na capital inglesa refratada na Londres de Baixo é perfeita e tudo isso faz com que você o leia em questão de poucos dias (lembrando que Lugar Nenhum possui 334 páginas - a segunda edição -, o que não o torna um livro tão curto assim). 
Vejo em Lugar Nenhum uma releitura do fantástico conto de Lewis Carroll, "Alice no País das Maravilhas"; a impaciência de Richard em encontrar um lugar onde ele pudesse ser diferente do que ele era, vivendo uma realidade fantástica se assemelha por demais à viagem de Alice. Livro mais que indicado. 

E ai amigos, já conheciam o livro? Gostaram da resenha de hoje? Deixe-nos um recado! 

Feliz Natal a todos!!!!! E até a próxima!!!!


0 comentários:

 
Loucamente Louca Mente © 2014 | Designer - Thiago Fernandes - JF Desing