[TRIBUTO] A ATRIBULADA VIDA DE ERNEST HEMINGWAY

segunda-feira, 21 de outubro de 2013


"Todos os bons livros se parecem: são mais reais do que se tivessem 
acontecido de verdade."

Olá amigos do Loucamente Louca Mente!!!!

Hoje o nosso blog traz a vocês um pouco da vida atribulada desse americano filho de Oak Park, cidade próxima a Chicago: Ernest Miller Hemingway..

Nascido em 21 de julho de 1899, Hemingway viveu marcado pelas desavenças com a mãe e pela tragédia familiar. Ao longo da vida do escritor, o tema suicídio aparece em escritos, cartas e conversas com muita frequência. Seu pai suicidou-se em 1929 por problemas de saúde e financeiros. Sua mãe, Grace, dona de casa e professora de canto e ópera, o atormentava com a sua personalidade dominadora. 

Começou sua carreira como escritor no jornal de Kansas City aos 17 anos. Com o início da participação dos EUA na Primeira Guerra, Hemingway encontrou a oportunidade de participar dela junto a Cruz Vermelha, uma vez que fora dispensado no alistamento por possuir um problema de visão. Ferido em campo de guerra por uma bomba, foi condecorado pelo governo italiano por sua importante participação junto aos hospitais. Além desta guerra, participou como correspondente da Guerra da Espanha e da Segunda Guerra Mundial. Seus trabalhos jornalísticos lhe deram a marcante habilidade de escrita que era marcada pela sinteticidade com que escrevia. 

"É bom chegar ao fim de uma jornada. Mas é a jornada que 
importa no fim" - Ernest Hemingway (1899 - 1961)

Após retornar da Primeira Guerra,, Hemingway passou a morar em Paris, onde junto com outros autores participou de um grupo que depois ficara conhecido como a Geração Perdida. Apesar de formado por diversos artistas, o grupo ficou mais conhecido pela obras literárias que produziu no período. Na lista de autores célebres da Geração Perdida estão, assim como Hemingway,  T. S. Eliot, John Dos Passos, Waldo Peirce, Sherwood Anderson, Ezra Pound e F. Scott Fitzgerald. Além deles, outra personalidade citada como parte dessa geração é James Joyce, que tem seu romance Ulisses como um dos mais importantes nesta época. Dentro desta geração, há bastante influência do jazz nas composições literárias, pois este estilo musical estava surgindo nos Estados Unidos e influenciando outros países.

Dessa mesa saiu um Pulitzer e um Nobel de Literatura.

A vida de Hemingway, embora sempre rodeada por festas e a boemia jamais teve afastada de si o fantasma do suicídio do pai. Em várias de suas obras, como o clássico "O Velho e o Mar", ganhador do prêmio Pulitzer de 1953 e o Nobel de Literatura de 1954, ele retrata a difícil luta do indivíduo contra a natureza, sendo ela a natureza em sua volta e toda a sua adversidade que esta impõe aos indivíduos, seja a natureza interna desses indivíduos, que os assombram com ideias sinistras. 

Hemingway, durante toda a sua vida, jogou com a morte. Não é a toda que adquiriu o caráter auto-destrutivo que lhe foi marcante até que, aos 61 anos e muito doente, na manhã de 2 de julho de 1961, em Ketchum (Idaho), tomou do fuzil de caça e disparou contra si mesmo. 

Encontra-se sepultado em Ketchum Cemetery, Ketchum, Condado de Blaine, Idaho nos Estados Unidos.

O Velho e o Mar, por Alexander Petrov

Algumas curiosidades sobre Ernest Hemingway:

  • Está nos arquivos do FBI: Ernest Hemingway bancou mesmo o espião americano em Cuba;

  • Hemingway não gostava de conversar sobre literatura. Seus assuntos preferidos eram as mulheres, esportes e comidas;

  • Casou-se 5 vezes;

  • Seu drink favorito era o Mojito (que também é o meu);
Hemingway e seu Mojito

  • Sua mãe enviou-lhe pelo correio a pistola com a qual o seu pai havia se matado .  

E ai, Ernest Hemingway merece um lugar de destaque na sua estante? Quais livros dele você já leu? Deixe-nos um comentário sobre esta ou das demais postagens. Dê-nos sua opinião!

Grande abraço a todos!

1 comentários:

Enryuu Amatsu disse...

Muito digno o tributo, um dos meus autores favoritos !

 
Loucamente Louca Mente © 2014 | Designer - Thiago Fernandes - JF Desing