[TRIBUTO] A ÁCIDA INOCÊNCIA DE JANE AUSTEN

terça-feira, 15 de outubro de 2013


Tida como uma das grandes personalidades da literatura inglesa, 
Jane Austencontinua cativando gerações por todo o mundo, 
mesmoquase 200 anos após a sua morte. 

Jane Austen é uma das escritoras inglesas mais famosas, passados mais de dois séculos de sua morte. Autora de romances como Orgulho e preconceito, Razão e sentimento e Persuasão, consagrou-se por seus diálogos afiados e pela ironia presente em seus romances. Seus recursos de linguagem tinham um alvo específico: a sociedade provinciana inglesa do século XVIII.

Nasceu dia 16 de dezembro de 1775, em Hampshire, na Inglaterra. Filha do reverendo George Austen e de Cassandra Austen, foi a segunda mulher dentre sete irmãos. Quando completou oito anos, foi enviada a um internato – junto de sua irmã Cassandra, sua melhor amiga durante toda a vida – para receber a educação formal. Seu contato com os livros vem do acesso à biblioteca da família, permitido após a volta do colégio interno.

Na adolescência, Austen escrevia comédias. O seu primeiro livro foi "Lady Susan", escrito quando a autora tinha dezenove anos. Em 1797, Austen já havia escrito dois romances, que foram suas obras mais conhecidas: Razão e Sensibilidade (primeiramente chamado de Elinor and Marianne) e Orgulho e Preconceito (originalmente First Impressions). A publicação desses livros chegaram a ser rejeitadas inicialmente, ocorrendo apenas em 1811 e 1813, respectivamente. Uma curiosidade:: ambos foram assinados com o codinome de “uma senhora”.

Lisa Bennet (Keira Knightley) e Fitzwilliam Darcy 
(Matthew Macfadyen), na versão cinematográfica de 
"Orgulho e Preconceito" (2005)

Jane Austen também é autora de Emma, Mansfield Park e A Abadia de Northanger, romances nos quais buscava retratar a sociedade da época e a busca da mulher pelo melhor casamento, como única forma de ascender socialmente. As aparências são apresentadas pelos diálogos e contradições dos personagens, em um texto carregado de ironia.

A proximidade de seus textos com sua vida levam a uma leitura autobiográfica da obra de Austen, e mesmo nunca tendo se casado, acredita-se que Jane teve namorados. Quando jovem, chegou a aceitar um pedido de casamento e, em seguida, fugiu.

Em 2017 Jane Austen vai valer 10 libras!

No dia 24 de julho de 2013 foi apresentado ao público a nova cédula de 10 libras, na qual a imagem de Jane Austen estará estampada a partir de 2017, ano em que sua morte completará 200 anos (Jane Austen faleceu no dia 18 de julho de 1817, aos 42 anos, vítima do mal de Addison). A imagem da autora substituirá a de Charles Darwin nas notas, tendo sido escolhida através de uma petição que recebeu 35.000 assinaturas, tornando Jane a terceira mulher a receber tal honra.

E você, gosta da obra de Jane Austin? Qual seu livro favorito dela? Deixe-nos uma mensagem!


1 comentários:

Unknown disse...

Pode me bater, mas até hoje nunca consegui ler um livro da Jane :o
Não por não gostar, pelo contrário, amo Orgulho e Preconceito. Mas é uma soma que envolve tempo, oportunidade, falta de preguiça, etc...
rsrs Em breve mudo essa situação.

Bjs,
Kel
www.itcultura.com.br

 
Loucamente Louca Mente © 2014 | Designer - Thiago Fernandes - JF Desing