No já distante ano de 1995 saia, pela Editora Trama,
do então editor da revista de RPG "Dragão Brasil RPG".
Saudações amigos do Loucamente Louca Mente!!!
Falar de livros de fantasia brasileiros é adentrar em um verdadeiro labirinto, dado que muitos escritores se aventuraram por esse tema. O primeiro que me vem a mente é o grande Monteiro Lobato e seu "Reinações de Narizinho"; o próprio Machado de Assis escreveu "O País das Quimeras"; Álvares de Azevedo escreveu "Noites na Taverna"...
Mas foi um certo Marcelo Cassaro que escreveu pela primeira vez para um determinado público que, anos depois, viria a se tornar o grande público consumidor de livros de fantasia da atualidade. Na época Cassaro era editor da revista Dragão Brasil RPG, e esta fora responsável por popularizar o Roleplayng Game - ou apenas RPG - no país. Com um público crescente, a proposta da publicação de histórias de fantasia começara a ser mais aceita. Livros até então desconhecidos no Brasil como "O Senhor dos Anéis" passaram a fazer parte da cultura desses jovens, agora consumidores dessas histórias. E, aproveitando esse embalo, nasceu "Espada da Galáxia".
Vai encarar?
Lançado em 1995, "Espada da Galáxia" narra a história da luta entre duas civilizações alienígenas: de um lado os Melalianos, criaturas de aspecto insectóide de corpo prateado com mais de 2 metros de altura; do outro temos os Traktorianos, criaturas semelhantes a moluscos que se hospedam em corpos.
A trama se inicia quando um traktoriano de codinome Soldador cai na Terra. Paralelo a isso, uma viajante espacial metaliana é detida pelos terráqueos e utilizada em diversos testes, enfurecendo o capitão Kursor Krion, que passa a sabotar a "corrida espacial" da Terra. Junte esses fatos com um casal de irmãos (Stefanie - professora de kendô - e Alexandre - trekker e ufólogo) que, quando crianças, tiveram um contato imediato com um metaliano e temos um cenário perfeito para uma empolgante estória de ficção científica.
"Depois que esses metalianos e traktorianos apareceram, nunca mais
nos colocaram nas histórias... " - Desabafo de um marciano
Outro ponto bastante interessante é o uso de diversas referências à clássicos da cultura sci-fi, desde a citação de seriados como Star Trek a acontecimentos misteriosos que permeiam a mente de qualquer um que se julga fã de ficção científica, como o desastre ocorrido no lançamento do ônibus espacial Challenger, o caso do Chupa-cabras, dentre outros.
Na minha opinião...
Espada da Galáxia é um dos livros que considero como clássicos da ficção científica nacional. Sua importância vai mais além do que a própria estória que narra; como dito no início dessa postagem, ele foi um marco para a produção de fantasia nacional; um verdadeiro desbravador de terras até então inabitadas.
A narrativa de Cassaro é bastante completa, embora o seu final deixe a ideia de que o livro se tratava mais de um prelúdio para as aventuras do próprio leitor. A trama é bastante honesta e prende a atenção de quem a está acompanhando, recheado de aventura e teorias da conspiração e com pitadas de drama.
Após esse livro, Cassaro escreveu ainda o quadrinho UFO Team e o livro de RPG Invasão. Tempos depois, seu foco se voltou para a fantasia medieval, deixando as histórias dos metalianos e traktorianos inerte até então.
É de segunda mas é meu!!! =D
E ai amigos, vocês conheciam esse livro? O que vocês acharam da postagem? Deixe sua opinião sobre essa ou outras postagens nos comentários!!!
Um abraço!
2 comentários:
Na minha opiniao, é o melhor livro de FC que ja li. Inclusive falei isso pro Cassaro pelo twitter, obvio que ele nao concordou. Muito humilde o cara.
Haha, eu enviei pra ele o link da resenha, ele disse que nem lembrava do EdG heueheuheueheuhe Com certeza ele foi peça fundamental para a onda de escritores nacionais que temos hoje.
Grande abraço!
Fabricio "Louca Mente" Machado
Postar um comentário