[RESENHA/TRIBUTO] ESPADA DA GALÁXIA (Marcelo Cassaro)

quarta-feira, 20 de novembro de 2013


No já distante ano de 1995 saia, pela Editora Trama, 
do então editor da revista de RPG "Dragão Brasil RPG". 

Saudações amigos do Loucamente Louca Mente!!!

Falar de livros de fantasia brasileiros é adentrar em um verdadeiro labirinto, dado que muitos escritores se aventuraram por esse tema. O primeiro que me vem a mente é o grande Monteiro Lobato e seu "Reinações de Narizinho"; o próprio Machado de Assis escreveu "O País das Quimeras"; Álvares de Azevedo escreveu "Noites na Taverna"... 

Mas foi um certo Marcelo Cassaro que escreveu pela primeira vez para um determinado público que, anos depois, viria a se tornar o grande público consumidor de livros de fantasia da atualidade. Na época Cassaro era editor da revista Dragão Brasil RPG, e esta fora responsável por popularizar o Roleplayng Game - ou apenas RPG -  no país. Com um público crescente, a proposta da publicação de histórias de fantasia começara a ser mais aceita. Livros até então desconhecidos no Brasil como "O Senhor dos Anéis" passaram a fazer parte da cultura desses jovens, agora consumidores dessas histórias. E, aproveitando esse embalo, nasceu "Espada da Galáxia". 

Vai encarar?

Lançado em 1995, "Espada da Galáxia" narra a história da luta entre duas civilizações alienígenas: de um lado os Melalianos, criaturas de aspecto insectóide de corpo prateado com mais de 2 metros de altura; do outro temos  os Traktorianos, criaturas semelhantes a moluscos que se hospedam em corpos. 

A trama se inicia quando um traktoriano de codinome Soldador cai na Terra. Paralelo a isso, uma viajante espacial metaliana é detida pelos terráqueos e utilizada em diversos testes, enfurecendo o capitão Kursor Krion, que passa a sabotar a "corrida espacial" da Terra. Junte esses fatos com um casal de irmãos (Stefanie - professora de kendô - e Alexandre - trekker e ufólogo) que, quando crianças, tiveram um contato imediato com um metaliano e temos um cenário perfeito para uma empolgante estória de ficção científica. 

"Depois que esses metalianos e traktorianos apareceram, nunca mais 
nos colocaram nas histórias... " - Desabafo de um marciano

Outro ponto bastante interessante é o uso de diversas referências à clássicos da cultura sci-fi, desde a citação de seriados como Star Trek a acontecimentos misteriosos que permeiam a mente de qualquer um que se julga fã de ficção científica, como o desastre ocorrido no lançamento do ônibus espacial Challenger, o caso do Chupa-cabras, dentre outros.  

Na minha opinião...
Espada da Galáxia é um dos livros que considero como clássicos da ficção científica nacional. Sua importância vai mais além do que a própria estória que narra; como dito no início dessa postagem, ele foi um marco para a produção de fantasia nacional; um verdadeiro desbravador de terras até então inabitadas. 

A narrativa de Cassaro é bastante completa, embora o seu final deixe a ideia de que o livro se tratava mais de um prelúdio para as aventuras do próprio leitor. A trama é bastante honesta e prende a atenção de quem a está acompanhando, recheado de aventura e teorias da conspiração e com pitadas de drama. 

Após esse livro, Cassaro escreveu ainda o quadrinho UFO Team e o livro de  RPG Invasão. Tempos depois, seu foco se voltou para a fantasia medieval, deixando as histórias dos metalianos e traktorianos inerte até então. 

É de segunda mas é meu!!! =D

E ai amigos, vocês conheciam esse livro? O que vocês acharam da postagem? Deixe sua opinião sobre essa ou outras postagens nos comentários!!!

Um abraço! 
    




2 comentários:

Unknown disse...

Na minha opiniao, é o melhor livro de FC que ja li. Inclusive falei isso pro Cassaro pelo twitter, obvio que ele nao concordou. Muito humilde o cara.

loucamenteloucamente disse...

Haha, eu enviei pra ele o link da resenha, ele disse que nem lembrava do EdG heueheuheueheuhe Com certeza ele foi peça fundamental para a onda de escritores nacionais que temos hoje.

Grande abraço!

Fabricio "Louca Mente" Machado

 
Loucamente Louca Mente © 2014 | Designer - Thiago Fernandes - JF Desing