[RESENHA] NARUTO E A MITOLOGIA ORIENTAL (Heráclito Pinheiro)

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013


Em 2011 o mestre em Psicologia Heráclito Pinheiro
nos  presenteou com o seu primeiro livro. Naruto e a Mitologia
Oriental nos conta mais sobre as lendas por trás do anime/mangá. 

Olá amigos!!!! Sejam bem-vindos à última resenha do ano de 2013! E como esse ano passou rápido, hein? Parece que foi ontem que eu postava a minha primeira resenha (era a de Pulp, de Charles Bukowski, no dia 04 de março)!!! 

Bem, para concluir esse ano com chave de ouro, apresento a vocês um pouco de um dos livros mais legais que li esse ano: Naruto e a Mitologia Oriental, de Heráclito Pinheiro. Ao contrário do que possa parecer, esse livro não é apenas uma análise histórica/filosófica cheia de dados técnicos e que possa parecer enfadonho para aqueles que querem apenas saber um pouco da ligação do personagem do famoso desenho japonês e a mitologia nipônica; na verdade, esse livro possui isso de uma forma pedagógica e divertida, repleto de lendas e suas explicações. Tudo isso sem perder a pegada científica.

Seria o Naruto o primeiro Louca Mente? oO

Heráclito Pinheiro é mestre em Psicologia e grande aficionado por literatura fantástica. Além da mitologia japonesa, o autor é ainda membro do grupo Toca-CE, especializado por debater a obra de J.R.R. Tolkien, autor de "O Senhor dos Anéis" dentre outros. Em "Naruto e a Mitologia Oriental", o autor nomeia os capítulos de acordo com personagens - chave do desenho e das lendas que os envolvem. Em "Uzumaki Naruto", o autor trata de nos apresentar a lenda da lendária Kyuubi, a raposa - demônio, a lenda dos Sennins, dentre outros assuntos, sempre pautados com uma simplicidade e fluidez incrível. 

E assim começamos nossa viagem...

Já em "Hyuga Neiji", Heráclito nos explica um pouco daquilo que é usado como o combustível de todas as técnicas vistas no desenho/mangá - o chakra -, explicitando como ele flui por dentro de seus usuários. Em "Gaara", a figura de Tanuki - o monstro que se encerra no interior de Gaara-  nos é apresentada, assim como a sua participação na mitologia japonesa, que é quase tão grande quanto a das raposas. 

"Rock Lee", capítulo que trata de um dos personagens mais carismáticos do desenho, trata de, entre outras coisas, a ligação da construção do personagem com o mítico lutador Bruce Lee, enquanto que em "Uchiha Sasuke" o autor trata do xintoísmo e de lendas que o circulam, como as das impetuosas Kamis - seres divinos. O último capítulo - "Ninjas" - trata um pouco sobre o que é ser um ninja e como eles são introduzidos na série animada.

A belíssima capa de Naruto e a Mitologia Oriental

Na minha opinião...
Ler Naruto e a Mitologia Oriental foi uma das mais prazerosas experiências que tive esse ano. Sou um fã de animações japonesas desde muito tempo e lembro de buscar pela internet, ainda em desenvolvimento, sobre o assunto. Porém, sem muito êxito. Assim, considero a publicação desta obra um marco para todos os que gostam da cultura japonesa e que empreendem em conhecer mais sobre o que assistem/leem. Quem desejar adquirir o livro, clique aqui para ser direcionado ao site da Livraria Cultura.

Sim, o meu é autografado \o/

E ai camaradas? Gostaram da resenha? O que mais lhes atraem na mitologia japonesa?

Grande abraço a todos e nos vemos em 2014! E que ele nos traga muitos livros!


0 comentários:

 
Loucamente Louca Mente © 2014 | Designer - Thiago Fernandes - JF Desing