[RESENHA] OS GOONIES (James Kahn)

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014




Olá, amigos!!!! Feliz Ano Novo!!!

E ai, resoluções para 2014 já foram feitas? Metas de leitura? Aqui a nossa maior resolução é manter sempre uma regularidade nas nossas postagens, sempre mantendo-os “alimentados” por uma nova postagem. A meta é manter postagens semanais – resenhas ou tributos -, mas sempre que possível teremos mais de uma postagem por semana, então fiquem ligados.

E para começar o ano, hoje decidi postar a resenha de um livro maravilhoso que li ainda no ano passado, mas que já permeava em minha imaginação desde a infância. Então, prepare seu mapa do tesouro, sua perna de pau, ajuste as velas de seu navio e venham conosco em busca do tesouro de Willy Caolho! Com vocês: Os Goonies!

Da esquerda para a direita: Gordo, Mickey, Bocão e Dado.

Lançado originalmente em 1985 em paralelo com o filme, o livro foi escrito por James Khan, um médico de formação que se tornou um escritor bastante conhecido pelos fãs de ficção científica e terror, tendo ele assinado, dentre outras novelizações, Star Wars: Return of Jedi, Indiana Jones and the Temple of Doom e Poltergeist. Em 2012, a edição nacional fora relançada pela editora DarkSide Books em duas versões: uma brochura (a que eu li e tenho) e uma versão com capa dura. Um primor para qualquer colecionador de livros.

Capa - Versão Brochura

A história do livro se passa na cidade de Astória, nos Estados Unidos. Em uma região próxima as docas – as docas Goon -  moravam algumas famílias cujas casas estavam ameaçadas pela execução de uma hipoteca, a ser comprada por um clube de golfe local. Dentre essas famílias moravam um grupo de amigos que se intitularam “Os Goonies” por conta do nome das docas. Em uma desanimada e fechada tarde, Mickey, Brand, Dado, Bocão e Gordo acabam encontrando no sótão da casa de Mickey e Brand alguns artigos de piratas pertencentes ao museu ao qual seu pai é curador. Dentre esses artigos, eles acabam encontrando um antigo mapa de tesouro pertencente ao misterioso pirata espanhol Willy Caolho. Decididos a encontrar esse tesouro e salvar as suas casas os garotos partem em busca de mais essa aventura, passando por perrengues ao se deparar com a família fora-da-lei Fratelli, lulas gigantes, armadilhas piratas, além de seus próprios medos e problemas como a claustrofobia de Brand e a asma de Mickey, e os romance de Brand e Andy.  

Os Goonies - Edição Limitada!!! Perfeito!!!! 

Talvez o livro possa causar certa estranheza ao leitor na primeira vista por conta da correria da narrativa, mas como o livro é narrado por Mickey, uma criança de 13 anos, esse fator pode ser ignorado ou até mesmo atribuir  maior diversão à experiência de lê-lo.

Na minha opinião...
“Os Goonies” é uma leitura obrigatória para todas as pessoas que tiveram sua infância/adolescência nos anos 80/90. A escrita, como já citada, é bastante corrida e divertida, tornando a obra ainda mais cinematográfica. Em comparação com o filme, os vejo como complementares; existem partes do livro que não foram retratados no filme de Steven Spielberg, mas de que nada prejudicam a experiência em ver o livro ou a história. Um outro ponto de destaque são as referências à cultura pop dos anos 80, que passam inclusive por J. R. R.  Tolkien.  

Ache a referência no meio das frases!

Então, se você assim como eu é um aficionado pelos anos 80/90, esse livro lhe é mais que indicado!

E ai amigos, gostaram da resenha? Já conheciam o livro d”Os Goonies”? Deixe-nos um comentário!!!


Grande abraço, e até a próxima!  

0 comentários:

 
Loucamente Louca Mente © 2014 | Designer - Thiago Fernandes - JF Desing