[RESENHA] CARRIE: A ESTRANHA (Stephen King)

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014


Em 1974 o mundo conheceu aquele que se sagraria
como um dos mestres do terror. E em seu primeiro livro, 
Stephen King conta a história de uma perturbada
adolescente...

Olá, caros leitores!!!! Sejam bem-vindos a mais uma resenha no nosso querido Loucamente Louca Mente!!! E hoje, temos a honra de apresentar um pouco sobre uma das mais conhecidas histórias do grande Stephen King! Preparem-se para adentrar ao sombrio mundo de Carrie: A Estranha!

Esse é o primeiro romance escrito por Stephen King (sobre o autor, você pode ler mais clicando aqui e acessando o tributo que fizemos em sua homenagem), sendo publicado em 1974. Segundo o próprio autor, o livro é considerado muito direto e sem uma riqueza maior de detalhes tão característica nas obras que sucederam. Talvez por esse livro não possuir grandes eufemismos, ele acabou se tornando um dos livros mais banidos das bibliotecas escolares dos Estados Unidos, sendo ainda que a sua primeira versão cinematográfica comandada por Brian de Palma (1976) fora proibido de ser exibido na Finlândia.

Stephen King (esquerda) e a Carrie de 1976, vivida por Sissy Spacek (direita)

A história gira em torno de Carieta White - ou apenas Carrie - ,  uma adolescente que sempre fora excluída por seus colegas de escola. Para completar, o pai de Carrie faleceu e sa mãe é uma fanática religiosa, extremamente controladora. Esse controle exercido por Margaret (a mãe) faz com que Carrie acabe se privando de tentar uma aproximação com os colegas, os quais não escondem o fato de considerá-la uma estranha. Na verdade, Carrie posui realmente um segredo esranho, um dom fantástico: ela consegue mover objetos com o uso da mente.  

Porém, com o aproximar do dia de sua formatura, alguns colegas de escola arquitetam um plano sórdido para pregar uma peça na jovem Carrie. Além disso Sue, uma das poucas que possuem certa afeição por Carrie combina com seu namorado de ele levar a jovem deslocada para o baile, em uma tentativa de enturmá-la. E no meio desses dois pontos está a participação do namorado de Sue, que atua nos dois planos.

O que eles não contavam era que Carrie realmente fosse diferente. E imaginar o que aconteceu nesse baile quando algumas pessoas tratam de brincar com alguém que possui poderes telecinéticos é bem fácil...

O encontro de Carrie's: a de 1976 (esquerda) e a de 2013 (direita)

Na minha opinião...
Carrie: A Estranha é uma excelente obra de introdução de Stephen King ao hall dos escritores de livros de terror. Não é a melhor já escrita por ele, mas desde aquela época já se notava a grande sua capacidade inventiva. 

Embora o livro seja bastante corrido, a descrição das personagens - em especial Margaret e Carrie - são fenomenais. O fanatismo religioso da mãe me fez refletir se existem pais que tratam assim seus filhos, enquanto Carrie é a verdadeira encarnação do sofrimento. É impossível não ler e se compadecer de sua situação triste.

Enfim, Stephen King é sempre indicado a todos, e esse é indicado principalmente para quem deseja começar a ler suas obras. Vale muito a pena e o livro é curtinho (li a versão da Suma das Letras, com a capa sendo o pôster do remake de 2013), tendo 200 páginas.

Capa de algumas edições do livro.

E vocês, já leram esse grande livro? O que acharam? Assistiram ao novo filme? Deixem comentários e não esqueçam de compartilhar essa postagem!

Grande abraço e até a próxima! 

1 comentários:

Maria Silvana Santana disse...

Oiee =)
eu sou medrosa até na parte da leitura, então com certeza é um livro que não vou ler e um filme que não irei ver. rs
Beliscões da Máh ♥
Blog
Twitter

 
Loucamente Louca Mente © 2014 | Designer - Thiago Fernandes - JF Desing