[RESENHA] NAS MONTANHAS DA LOUCURA (H. P. LOVECRAFT)

domingo, 22 de setembro de 2013



"Tekeli-li! Tekeli-li!"

Olá caros amigos do Loucamente Louca Mente!!!!

Dentre muitas das obras de H. P. Lovecraft (nosso homenageado autor da semana passada), o conto "Nas Montanhas da Loucura" se destaca por ser um dos maiores (na edição que li ele tem algo em torno de 100 páginas). Além disso, ele faz parte da fase "horror de ficção científica", adotada pelo autor desde 1927, com a publicação de "A Cor que veio do Espaço".

NMdL foi concluído em 1931 e se baseia fortemente em um conto de um outro grande escritor, Edgard Allan Poe. "O Relato de Arthur Gordon Pym" relata, assim como no conto de Lovecraft, uma viagem à gélida Antártida, repleta de sinistras experiências vividas pelos personagens.

 
E ai, quer dar uma voltinha no continente gelado?

No conto, um grupo de geólogos, professores e estudantes montam uma comitiva para visitar a Antártida. A intensão deles era, por meio de escavações feitas com máquinas e dinamite, estudar um pouco do solo da região. De inicio tudo parece se encaminhar a uma promissora empreitada, sendo que os estudiosos acabam descobrindo vestígios no solo polar fora das características imaginadas. Mas é quando o grupo decide se separar que as maiores descobertas são feitas e a história realmente começa.

A parcela do grupo - coordenada por Lake - acaba descobrindo uma série de cavernas dentro de uma montanha e, para suas surpresas, encontram algumas criaturas um tanto estranhas (vide desenhos abaixo). E é nesse momento em que Lovecraft se utiliza de toda a mitologia por ele criada para embasar e classificar os espécimes: em um certo ponto, Lake faz menção ao Necronomicon e as lendas das Criaturas Ancestrais. 


Que bonitinho - só que não...

E é a partir dos relatos de Lake que o personagem que representa Lovecraft e o prof. Pabodie decidem rumar até onde estava o outro grupo para... encontrá-los massacrados. As criaturas encontradas haviam desaparecidos, assim como um dos que compunham a equipe de Lake e um dos cães que eles utilizavam. E, indo em busca do rapaz, Lovecraft e Danforth empreendem no gélido labirinto onde as criaturas foram encontradas... 

Na minha opinião...

O conto é sensacional. Aliás, deixo aqui os meus parabéns à Editora Hedra e sua perfeita edição que, além do conto, uma belíssima introdução escrita por Guilherme da Silva Braga onde toda a história da composição do conto é levada ao leitor, e o 15o soneto de uma de suas composições, escrita em forma de poesia, chamada Fungos de Yuggoth. 

O trabalho técnico de tradução é impecável, fazendo jus ao excelente formato de composição do mestre Lovecraft. Sua habilidade de prender o leitor é um dos mais apurados, nos fazendo achar que no próximo segmento um monstro irá aparecer aos personagens. 

Nas Montanhas da Loucura é mais do que recomendado a todos os fãs de literatura de terror. Uma verdadeira obra de arte. 

E ai, gostaram da resenha? Já leram o conto? Deixe-nos um comentário!

Um abraço!







1 comentários:

J. Way disse...

Oie! Fiz uma brincadeira lá no blog e te chamei pra participar, mas não é corrente nem nada, só faz se quiser tá? Beijos! http://apenasoutrocaminho.blogspot.com.br/2013/09/minha-vida-de-acordo-com-jay-vaquer.html

 
Loucamente Louca Mente © 2014 | Designer - Thiago Fernandes - JF Desing