[RESENHA] FILHOS DE ANANSI (Neil Gaiman)

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Anansi é o deus-aranha na mitologia africana. E nessa
obra, Neil Gaiman o desenha como o pai de um jovem
que achava ter problemas quando criança. 
Mal sabia ele no que aconteceria
às vésperas de seu casamento...

Olá amigos!!! Bem-vindos a mais uma resenha no Loucamente Louca Mente! Antes de mais nada, sim: eu sou um fanboy apaixonado pela obra do mestre Neil Gaiman. E já não é a primeira vez que digo isso - e provavelmente não será a última -, mas venhamos e convenhamos: o cara escreve ótimas histórias - se você não sabe de quem estamos falando (sério?), clique aqui para ler um tributo que fizemos a esse grande escritor inglês.

Essa semana falaremos um pouco de Filhos de Anansi, lançado no Brasil pela Editora Conrad no ano de 2005. A trama circula a vida de Charles Nancy, ou Fat Charlie como ele é mais conhecido. Fat Charlie é um americano da Flórida que teve uma relação um tanto conturbada com seu pai, uma figura bastante carismática mas que constrangia o filho - em certa época ele inventara ao filho uma data comemorativa , o Dia do Presidente, fazendo-o ir fantasiado a escola, dentre outros. 

Seria o Homem-Aranha um filho de Anansi????

Anos depois, Fat Charlie decidiu mudar-se para a Inglaterra, onde passou a organizar sua vida. Tinha um emprego burocrático na Agencia Grahame Coats e uma noiva chamada Rosie. E nas vésperas de seu casamento, por ideia de sua noiva, Fat Charlie se vê obrigado a entrar em contato com seu pai para convidá-lo para a festa, e é assim que ele descobre que seu pai havia falecido há algumas horas.

Assim, Fat Charlie viaja para a Flórida para o funeral do pai. Lá ele encontra uma antiga amiga da família - a sra. Higgler -, que lhe conta da existência de um irmão até então desconhecido. E é a partir daí que sua vida passa a mudar por completo...

Tal pai, tal filho... ou não...


Retornando à Inglaterra, numa noite comum, Fat Charlie deseja conhecer esse desconhecido irmão ao segurar uma aranha. E, pouco tempo depois, eis que a figura de Spider, seu irmão mais novo, surge a porta de sua casa. Inicialmente para Fat Charlie estava tudo bem, até Spider começar a enlouquecê-lo - sim, no mais profundo gênero da palavra! Dentre suas peripércias, Spider se passa por Fat Charlie no trabalho e chega até mesmo a dormir com Rosie. 

Pesquisando sobre sua família, Fat Charlie então descobre que seu pai era, nada mais nada menos, que um deus!!! Sim, ele e Spider eram filhos de um deus do panteão africano chamado Anansi, o aranha!!! E Spider, para piorar, possui parte do poder desse deus!  Isso obriga Fat Charlie a rumar em uma jornada mágica e perigosa através da mitologia africana, em busca do que poderá recolocar sua vida nos eixos... se é que isso lhe seria possível. 

Capa da segunda edição (a que eu li)


Na minha opinião...
Filhos de Anansi introduz no universo de Neil Gaiman o deus-aranha Anansi, o qual é peça fundamental em "Deuses Americanos" (Conrad, 2001). Dentre os livros do Gaiman que li até hoje, esse foi o que eu menos gostei (mas que fique claro: ele passa longe de ser sequer ruim! Essa classificação é meramente ordinal, mas que não influencia na qualidade do livro), embora ainda assim seja uma obra excelente.  

Gaiman faz em FdA o que de melhor sabe: brincar com o ambiente da fantasia, mesclando-a com a realidade. Existiram momentos em que me perguntei se o que ocorria era algo vindo da imaginação dos personagens ou da própria realidade, e isso é um dos pontos que tornam esse escritor britânico tão genial. Aliado a uma escrita dinâmica e uma proza divertida, as quase 350 páginas do livro passam rapidinho, num piscar de olhos. 

E você, já leu Filhos de Anansi? Qual sua opinião sobre ele? Deixe-nos um comentário sobre esse ou os demais posts do blog!

Grande abraço e até a próxima!   

3 comentários:

Jéssica disse...

Oi, Fabrício!

Não li Filhos de Anansi, porém li Coisas Frágeis e em um dos contos, se não estou enganada, temos personagens de Deuses Americanos.

Achei interessante esse universo de deuses na Terra circulando entre mortais, mas não me chamou muita atenção por enquanto.

Estou lendo The Graveyard Book, e amando.

Até mais! :)

Loucamente Louca Mente disse...

Oi Jéssica!!!

Obrigado pelo comentário e desculpe pela (grande) demora em respondê-lo!

É sim, no livro Coisas Frágeis, mais especificamente "O Monarca do Vale", Gaiman usa o personagem Shadow, que é o centro das tramas de Deuses Americanos.

Mas e ai, O Livro do Cemitério é bom? Conheço a história apenas ;)

Grande abraço!

Anônimo disse...

Olá, fiquei sabendo sobre este livro a pouco tempo, e sobre o autor tbm. Já li coraline e adorei. Eu tava querendo ler “ os filhos de anansi, porém, não achei nenhuma resenha que me surpreendesse nem mesmo a sua, me desculpe. Mais sobre deuses americanos este estou doido para ler.

 
Loucamente Louca Mente © 2014 | Designer - Thiago Fernandes - JF Desing