[TRIBUTO] DOUGLAS ADAMS, O MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS!

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014


Hoje o Loucamente Louca Mente tem o orgulho de falar um 
pouco sobre a vida de Douglas Adams, um dos maiores
ícones da cultura nerd de todos os tempos.

Saudações, amigos!!! Bem-vindos ao primeiro [TRIBUTO] de 2014!!! Esse ano eu prometi a mim mesmo que eu buscaria ler/conhecer autores clássicos da cultura pop e que, até então, me haviam passado despercebidos. E o primeiro deles é nada mais nada menos que o criador de uma das sagas mais significantes para o universo nerd/geek detodos os tempos. Sim, hoje é dia de falarmos sobre o grande Douglas Adams, o criador d’”O Guia do Mochileiro das Galáxias”.

Adams iniciou sua carreira como escritor, logo após se formar em literatura inglesa pela Universidade de Cambridge, em 74, e passar parte da década de 70 viajando como mochileiro pela Europa até a cidade de Istambul, na Turquia. O sucesso vem quando, em 77, Adams conhece Simon Brett, que trabalhava na rádio BBC 4. Juntos os dois decidem produzir um programa humorístico sobre ficção-científica para a rádio. Era o início de "O Guia do Mochileiro das Galáxias". A série chegou ao Brasil apenas entre 2005 e 2006, sendo publicados pela Editora Sextante, mais ou menos no mesmo período em que o longa-metragem. A história é dividida em 5 edições que retratam a jornada de Arthur Dent e o alienígena Ford Prefect pelo universo após a Terra ter sido destruída. A saga é repleta de situações mirabolantes que debocham da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais (falaremos mais dessa saga em postagens futuras, então fiquem ligados!).

Mestre Douglas Adams

Apaixonado por música, Adams era considerado um bom guitarrista. Ele também costumava ouvir a mesma canção repetidas vezes quando estava com problemas em preencher a próxima página de seus livros. Enquanto escrevia “O Restaurante no Fim do Universo” (segundo livro da saga "O Guia do Mochileiro das Galáxias"), ficou obcecado por One Trick Pony, de Paul Simon. Em “O Guia…”, o primeiro livro da série mundialmente famosa, Marvin canta um trecho de outra música que ocupava espaço especial no coração do autor: Shine On You Crazy Diamond, do Pink Floyd.

O Guia do Mochileiro das Galáxias, um marco para a cultura nerd.

Além de ter escrito a saga de “O Guia do Mochileiro das Galáxias”,  Douglas Adams também escreveu alguns episódios do famoso programa do grupo Monty Phyton, o Flying Circus. Inclusive, Adams chegou a participar de alguns episódios, sendo que o primeiro foi o de número 42 (número que, segundo descrito no “O Guia...”, é a solução de todos os problemas). Douglas Adams também chegou a trabalhar no desenvolvimento de games relacionados ao Guia; ele ajudou no roteiro e idealização dos jogos Bureaucracy, cuja função maior era ofender o jogador, e Starship Titanic, sobre uma nave que deixa de funcionar durante uma missão.

Jogos com o roteiro de Adams

Adams sofreu um ataque cardíaco que tirou sua vida em maio de 2001. Nesta época, estava trabalhando no roteiro do filme do Guia do Mochileiro das Galáxias, que nunca teve a chance de ver terminado. É interessante que foi o próprio Douglas quem inventou algumas cenas extras do filme, para que fizessem sentido em linguagem cinematográfica. O longa, que foi para as telas em 2005, é dedicado a ele.

Vida longa a Douglas Adams!

Até a próxima!!!

0 comentários:

 
Loucamente Louca Mente © 2014 | Designer - Thiago Fernandes - JF Desing