[QUEM CONTA UM PONTO...] UM ESTUDO EM ESMERALDA (Neil Gaiman)

terça-feira, 18 de março de 2014


Dentre os excelentes contos apresentados no primeiro volume de 
"Coisas Frágeis", um dele certamente se destaca como um dos
mais inventivos e dinâmicos contos até hoje já escritos por Neil Gaiman.
E é sobre esse conto que o Loucamente Louca Mente conversará
em mais um [QUEM CONTA UM PONTO...] 

Olá, amigos!!!! Já imaginaram ler um texto com o lado investigativo de Sherlock Holmes, o pavor sobrenatural causada pela atmosfera lovecraftiana e a astúcia literária da narrativa de Neil Gaiman? Pois bem, meus caros, isso existe! E é essa magnífica amálgama de aspectos literários que retrataremos em na coluna de hoje!

Um Estudo em Esmeralda é o primeiro conto do livro “Coisas Frágeis - Parte 1”, de Neil Gaiman. Esse livro é composto apenas por contos, e foi lançado no Brasil pela Editora Conrad em 2008, e é composto por nove contos distintos entre si. Ainda, a editora lançou também, posteriormente, um segundo compilado de contos do autor inglês, intitulando-o “Coisas Frágeis – Parte 2”, que também fez um grande sucesso. Originalmente, "Um Estudo em Esmeralda" foi encartado na antologia Shadows Over Baker Street (2003), uma antologia de contos que tinham como objetivo revisitar a obra de Arthur Conan Doyle e H. P. Lovecraft

Coisas Frágeis (2006)

Nesse conto, acontece o assassinato do príncipe da Boêmia, Franz Drago, sobrinho dileto da Rainha Vitória, na Londres do século 19, caso esse cercado por misteriosas circunstâncias. Essa Inglaterra que Gaiman descreve não é exatamente aquela que conhecemos, mas sim uma que lembra mais a de “Lugar Nenhum”, cheia da fantasia tão característica em seus escritos. Esse lugar fica num mundo paralelo onde monstros invadiram nosso planeta, vindos de regiões de pesadelo, do espaço profundo, e agora dominam os cinco continentes. E nesse ambiente tão hostil, conseguir encontrar valores verdadeiros nas pessoas, como o heroísmo, a confiança e principalmente a lealdade se tornam prêmios bastante valiosos para os personagens. 

Capa alternativa do conto.

Na minha opinião...
Inundado por diversas referências a outros autores, o conto é um imenso deleite, sobretudo para quem é fã de Sherlock Holmes. A ideia da participação do desconhecido apavorante remetido às obras de H. P. Lovecraft também são bastante presentes no conto, tornando-o ainda mais rico. A leitura é realmente muito prazerosa, e acredito que Sir Arthur Conan Doyle e H. P. Lovecraft foram muito bem representados. Tão bom foi esse conto que o mesmo sagrou-se vencedor do Prêmio Hugo de 2004 na categoria de “Melhor Conto”.

E vocês, já leram esse conto? Que outros, dos autores aqui citados ou não, vocês gostam? Deixem nos comentários!!!!

Grande abraço!!!



1 comentários:

Guido disse...

Melhor conto sobre Sherlock Holmes desde o próprio Arthur Conan Doyle!

 
Loucamente Louca Mente © 2014 | Designer - Thiago Fernandes - JF Desing